Publicações
Artigos, capítulos, livros e material didático.

Caixa de Busca


Todas as Publicações

SILVA, R. C. M. ; NORONHA, C. A. ; SILVA, M. G. L. . La argumentación en la enseñanza de las matemáticas: un estudio a partir del manual del profesor del libro didáctico. PARADIGMA (MARACAY), v. 44, p. 417-437, 2023. Disponível em: http://revistaparadigma.online/ojs/index.php/paradigma/article/view/1188/1189

GOMES, M. S.; SILVA, M. G.L.; MONTEIRO, M.M.; MEDEIROS, J.G. Critérios de confiabilidade e Pensamento Crítico: Análises preliminares de um conjunto de atividades para o ensino do Pensamento Crítico inseridos em temáticas do ensino de ciências. Anais XIV Encontro Nacional de Pesquisa em Educação em Ciências, 2023, Caldas Novas. XIV Encontro Nacional de Pesquisa em Educação em Ciências. v. 1. p. 1-10. Disponível em: https://enpec2023.com.br


LEITURA CRÍTICA DE TEXTOS DE DIVULGAÇÃO CIENTÍFICA EM UMA PERSPECTIVA FREIREANA. Tese de Doutorado Disponível em: https://repositorio.ufrn.br/handle/123456789/47242

Ferreira, D. do N., Chion, A. R., & Silva, M. G. L. da. (2022). Reflexiones sobre la Lectura Crítica desde una Perspectiva Freireana en la Educación Básica. Revista Brasileira De Pesquisa Em Educação Em Ciências, e33211, 1–27. https://doi.org/10.28976/1984-2686rbpec2022u197223 Disponível em: https://periodicos.ufmg.br/index.php/rbpec/article/view/33211

Pagan, A. A., Nicolli, A. A., da Silva, M. G. L., do Nascimento, S. S., & Cassiani, S. (2022). Iniciando nossa Caminhada. Revista Brasileira De Pesquisa Em Educação Em Ciências, e39572, 1–6. https://doi.org/10.28976/1984-2686rbpec2022u309314 Disponível em: https://periodicos.ufmg.br/index.php/rbpec/article/view/39572

MORAIS, E. L. S. de; SILVA, M. G. L. da; DANTAS, J. M.; MAZZE, F. M. O Mestrado Profissional em Ensino de Ciências Naturais e Matemática da UFRN: uma análise das dissertações e acompanhamento de egressos de 2012 a 2020. Revista de Ensino de Ciências e Matemática, [S. l.], v. 13, n. 3, p. 1–19, 2022. DOI: 10.26843/rencima.v13n3a13. Disponível em: https://revistapos.cruzeirodosul.edu.br/index.php/rencima/article/view/3419. Acesso em: 21 jan. 2023. Disponível em: https://revistapos.cruzeirodosul.edu.br/index.php/rencima/article/view/3419

MEDEIROS, E. F. ; SILVA, M. G. L. . Predizer, Observar e Argumentar (POA): uma proposta para o ensino do conceito de fotossíntese e respiração. In: Hidalgo; J.; Gutierre, L.; Schivani, M.. (Org.). Produtos educacionais em Ciências e Matemática: temas e experiências do PPGECNM. 1ed.Natal: EDUFRN, 2022, v. III, p. 11-48. Disponível em: https://repositorio.ufrn.br/handle/123456789/49605

SILVA, M. G. L.; MARQUEZ, C. ; MARBA-TALLADA, A. . Los estadios de consciencia del alumnado al elegir un problema sociocientifico. In: 30 Encuentros de Didáctica de las Ciencias Experimentales, 2022, Melilla. Anais do 30 EDCE, 2022. v. 1. p. 1-8. Disponível em: https://www.30edcemelilla.es

COSTA, A. G. S. M.; SILVA, M. G.L.; ALVES, M. T. S. Mapas conceituais como ferramenta didática para o desenvolvimento da argumentação científica escolar: o caso das chuvas ácidas. Currículo e Docência, v. 3, p. 1-20, 2022. Disponível em: https://periodicos.ufpe.br/revistas/index.php/CD/issue/view/3308/441


SILVA, M. G. L.; MAZZE, F. M. ; SILVA, J. A. F. ; SOUZA, D. M. ; MEDEIROS, M. G. S. . UMA PROPOSTA DE ANÁLISE DAS QUESTÕES DE QUÍMICA NO ENADE EM FUNÇÃO DO NÍVEL COGNITIVO DE DIFICULDADE. QUIMICA NOVA, v. 44, p. 882-889, 2021. Disponível em: https://www.scielo.br/j/qn/a/6nfgGs8CfrrwbJxNq5J8HPh/

SILVA, L. C. S. ; SILVA, M. G. L. . Debate sobre mudanças climáticas na educação básica: tentando usar a responsividade para analisar a mobilização da criticidade. In: 11º Congreso Internacional sobre Investigación en la Didáctica de las Ciencias, 2021, Lisboa. 11º Congreso Internacional sobre Investigación en la Didáctica de las Ciencias, 2021. v. 1. p. 1-10.

S. JUNIOR, G. A. ; SILVA, M. G. L. ; SILVA, L. C. S. . Contribuições da Teoria da Argumentação de Perelman e Olbrechts-Tyteca para o Ensino de Ciências. In: 11º Congreso Internacional sobre Investigación en la Didáctica de las Ciencias, 2021, Lisboa. 11º Congreso Internacional sobre Investigación en la Didáctica de las Ciencias, 2021. v. 1. p. 1-10.

MONTEIRO, M. M. ; SILVA, M. G. L. ; MARQUEZ, C. ; OLIVERAS, B.P. . Autonomia e Pesquisa em Ensino de Ciências: uma análise bibliográfica. In: 11º Congreso Internacional sobre Investigación en la Didáctica de las Ciencias, 2021, Lisboa. 11º Congreso Internacional sobre Investigación en la Didáctica de las Ciencias, 2021. v. 1. p. 1-10.

MAZZE, F. M. ; SILVA, M. G. L. . PRODUTOS EDUCACIONAIS DO MESTRADO PROFISSIONAL EM ENSINO DE CIÊNCIAS NATURAIS E MATEMÁTICA DA UFRN: UMA ANÁLISE DE 2014-2019. In: XIII ENCONTRO NACIONAL DE PESQUISA EM EDUCAÇÃO EM CIENCIAS, 2021, REMOTO. Anais do XIII ENPEC. Goiania: Realize, 2021. p. 1-10.


SILVA, M. G. L. da.; MAZZÉ, F. M. MAGALHÃES, L. R. Panorama del análisis de las tesis y el seguimiento de las maestrías profesionales en la enseñanza de las ciencias y las matemáticas (2001-2019). ACTIO, Curitiba, v. 5, n. 2, p. 1-21, mayo/ago. 2020. Disponível em: https://periodicos.utfpr.edu.br/actio

SILVA, M. G. L. da.; MAZZÉ, F. M.; O que avalia a prova do Enade de Química? Uma proposta de análise em termos de operações cognitivas. Revista Brasileira de Estudos Pedagógicos (RBEP), v. 101 n. 259 (2020), dez. 2020. Disponível em: http://rbep.inep.gov.br/ojs3/index.php/rbep/article/view/3900

ANALYSIS OF THE ARGUMENTATIVE PROCESS OF STUDENTS TO A SOCIAL DILEMMA RELATED TO GENETIC CONTENT Marcos Leonardo Martins Silva, Márcia Gorette Lima da Silva Disponível em: http://www.periodicos.ulbra.br/index.php/acta/article/view/5829/pdf

Reflexiones sobre el concepto de Autonomía para la Enseñanza de las Ciencias: elementos de la filosofía de Cornelius Castoriadis como base para la crítica de la posverdad Midiã Medeiros Monteiro e Márcia Gorette Lima da Silva Disponível em: https://periodicos.ufsc.br/index.php/fisica/article/view/74896/44945

Competência leitora nas aulas de ciências para o ensino médio. Marcia Gorette Lima da Silva e Conxita Márquez (org) São Paulo: Livraria da Física, 2020, 226p . Disponível em: https://www.livrariadafisica.com.br

Experiências de Leitura crítica no ensino superior e na educação básica: Produtos de limpeza e rejuvenescimento. In: SILVA, M. G. L.; MARQUEZ, C.. (Org.). Competência leitora nas aulas de ciências para o ensino médio. 1ed.São Paulo: Livraria da Física - USP, 2020, v. 1, p. 185-191.

Vídeo realizado pela PROGRAD da UFRN com síntese do projeto de pesquisa Habilidades cognitivas exigidas na avaliação do ENADE: impacto no projeto político pedagógico nos cursos de Química, Processo: 407929/2016-9 - Edital/Chamada: Chamada Universal MCTI/CNPq nº 01/2016 Disponível em: https://youtu.be/NoV2hz1D1kc

SILVA, M. G. L.; MARQUEZ, C. (Org.) . Competência leitora nas aulas de ciências para o ensino médio. 1. ed. São Paulo: Livraria da Física, 2020. v. 500. 226p .

SILVA, M. G. L.; MARQUEZ, C. . Experiências de Leitura crítica no ensino superior e na educação básica: Produtos de limpeza e rejuvenescimento. In: SILVA, M. G. L.; MARQUEZ, C.. (Org.). Competência leitora nas aulas de ciências para o ensino médio. 1ed.São Paulo: Livraria da Física - USP, 2020, v. 1, p. 185-191.


SILVA, M. G. L. da.; CAPISTRANO, T. S.; SILVA, J. A. F. da.; MAZZÉ, F. M.; Análise estatística comparativa referente ao desempenho no ENADE dos concluintes dos cursos de química em quatro IES. ENPEC, Natal, jun. 2019. Disponível em: http://www.abrapecnet.org.br/enpec/xii-enpec/anais/resumos/1/R1529-1.pdf

SILVA, M. G. L. da.; MEDEIROS, M. da. G. da. S.; Análise das habilidades cognitivas exigidas nas questões do ENADE para formação de professores de Química. ENPEC, Natal, jun. 2019. Disponível em: http://www.abrapecnet.org.br/enpec/xii-enpec/anais/resumos/1/R1112-1.pdf

Análise das dissertações e produtos educacionais do PPGECNM da UFRN e atuação docente dos egressos. Fernanda Justino de Souza; Letícia Ribeiro Magalhães; Thais Brito de Moura Freire; Márcia Gorette Lima da Silva e Fernanda Marur Mazzé Anais do XII ENPEC. Disponível em: http://abrapecnet.org.br/enpec/xii-enpec/anais/resumos/1/R1187-1.pdf

Estratégia de ensino POE para fomentar a habilidade cognitivo-linguística de argumentação no Ensino de Ciências Naturais Marcondes Luiz da Silva Azevedo, Julianne Gabrielle Tavares de Medeiros e Márcia Gorette Lima da Silva Anais do XII ENPEC Disponível em: http://abrapecnet.org.br/enpec/xii-enpec/anais/resumos/1/R2114-1.pdf


SOUZA, D. M.; Análise das questões de química orgânica da prova do ENADE Química - 2014. Orientadora: Márcia Gorette. 2018. 40p. TCC (Graduação) - Curso de Licenciatura em Química, Centro de Ciências Exatas e da Terra, Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal, 2018.

A argumentação e o potencial metacognitivo de uma atividade experimental baseada na POA (previsão-observação-argumentação) Edilene Ferreira de Medeiros, Marcia Gorette Lima da Silva, Solange Wagner Locatelli. Amazônia (UFPA), v. 14, p. 27-42, 2018. Disponível em: https://periodicos.ufpa.br/index.php/revistaamazonia/article/view/5569

Estratégias metacognitivas na resolução de problemas verbais de matemática no ensino fundamental. Pablo Jovellano dos Santos Lima, Marcia Gorette Lima da Silva, Claudianny Amorim Noronha. Amazônia (UFPA), v. 14, p. 125-142, 2018. Disponível em: https://periodicos.ufpa.br/index.php/revistaamazonia/article/view/5577

Uma proposta para desenvolver a Habilidade Cognitivo-Linguística (Explicar) em aulas de química utilizando a estratégia P.O.E. (Prever-Observar-Explicar) Marcondes Luiz da Silva Azevedo e Marcia Gorette Lima da Silva REVISTA DE ESTUDOS E PESQUISAS SOBRE ENSINO TECNOLÓGICO, v. 4, p. 615-632, 2018. Disponível em: https://sistemascmc.ifam.edu.br/educitec/index.php/educitec/article/view/507

POE como possibilidade de desenvolvimento de práticas epistêmicas pelos licenciandos de Ciências/Química Verônica Tavares Santos Batinga e Márcia Gorette Lima da Silva TECNÉ, EPISTEME Y DIDAXIS: TED (REVISTA DE LA FACULTAD DE CIENCIA Y TECNOLOGÍA), v. 17, p. 1-7, 2018 Disponível em: https://revistas.pedagogica.edu.co/index.php/TED/article/view/9005

O conhecimento meta-estratégico de futuros professores de física em uma atividade argumentativa Wesley Costa de Oliveira, Márcia Gorette Lima da Silva e Agustín Adúriz-Bravo TECNÉ, EPISTEME Y DIDAXIS: TED (REVISTA DE LA FACULTAD DE CIENCIA Y TECNOLOGÍA), v. 23, p. 1-9, 2018 Disponível em: https://revistas.pedagogica.edu.co/index.php/TED/article/view/9203

DNA: Diálogo, genética e argumentação. Marcos Leonardo Martins Silva e Marcia Gorette Lima da Silva Editora do IFRN Disponível em: http://memoria.ifrn.edu.br/handle/1044/1668


MAZZÉ, F. M.; SILVA, M. G. L. da.; BARROSO, M. T.; FERNANDES, N. S.; GOMES, F. do. E. S.; MALCHER, G. T.; Análise de habilidades cognitivas exigidas na avaliação do ENADE-Química: um estudo preliminar no ensino superior. X CONGRESO INTERNACIONAL SOBRE INVESTIGACIÓN EN DIDÁCTICA DE LAS CIENCIAS, Sevilla, sep. 2017. Disponível em: https://www.raco.cat/index.php/Ensenanza/article/view/337496/428319

Análisis de las dificultades de futuros profesores de química al leer críticamente un artículo de prensa Márcia Gorette Lima da Silva, Conxita Marquez Bargalló e Begonya Oliveras Prat Educação e Pesquisa (USP. Impresso), v. 43, p. 535-552, 2017. Disponível em: https://www.scielo.br/pdf/ep/v43n2/1517-9702-ep-43-2-0535.pdf

A qualidade dos argumentos em uma atividade de resolução de questão sociocientífica em aulas de biologia Edilene Ferreira de Medeiros, Marcela Gomes da Silva e Marcia Gorette Lima da Silva Ensenanza de Las Ciencias, v. extra, p. 1-8, 2017 Disponível em: https://ddd.uab.cat/record/183674

Analisis del nivel de argumentación de futuros docentes al leer críticamente un artículo de prensa. Márcia Gorette Lima da Silva, Conxita Márquez, Begonya Oliveras Prat Enseñanza de las ciencias, Núm. Extra (2017) , p. 4509-4514, ISSN 2174-6486 Disponível em: https://www.raco.cat/index.php/Ensenanza/article/view/337640

Argumentos de estudantes de secundária: uma análise a partir das múltiplas perspectivas de uma questão sociocientífica Lívia Cristina dos Santos Silva, Márcia Gorette Lima da Silva, Geraldo Alexandre da Silva Júnior X CONGRESO INTERNACIONAL SOBRE INVESTIGACIÓN EN DIDÁCTICA DE LAS CIENCIAS Disponível em: https://ddd.uab.cat/pub/edlc/edlc_a2017nEXTRA/25_-_Argumentos_de_estudantes_de_secundaria.pdf


Análise de Instrumentos de Avaliação como Recurso Formativo Melquesedeque da Silva Freire, Márcia Gorette Lima da Silva e Carlos Neco da Silva Júnior Química Nova na Escola (Impresso), v. 38, p. 33-39, 2016 Disponível em: http://qnesc.sbq.org.br/online/qnesc38_1/07-RSA-13-13.pdf

Enfoque lúdico para la salud: un estudio con maestros de educación primaria Ismênia Verônica Barbosa, Márcia Gorette Lima da Silva e Ivaneide Alves Soares da Costa Revista de Educación en Biología, v. 19, p. 112-124, 2016 Disponível em: https://revistas.unc.edu.ar/index.php/revistaadbia/article/view/22534

Proposta de Experimento Substituindo Metal Pesado nas aulas de Química no Ensino Superior Márcia Gorette Lima da Silva, Livia Cristina dos Santos Silva, Fernanda Marur Mazzé, Márcia Cristiane Eloi Silva Ataíde Holos (Natal. Online), v. 2, p. 132-141, 2016 Disponível em: http://www2.ifrn.edu.br/ojs/index.php/HOLOS/article/view/3930

O tema sustentabilidade em situações de regência de classe: o olhar dos alunos de Licenciatura em Ciências Biológicas da Universidade Federal do Rio Grande do Norte - Brasil Ana Carla Iorio Petrovich, Magnólia Fernandes Florêncio de Araújo, Luciana Araújo Montenegro, Claudianny Amorim Noronha e Marcia Gorette Lima da Silva Indagatio Didactica, v. 8, p. 840-853, 2016. Disponível em: https://proa.ua.pt/index.php/id/article/view/3508

Argumentação no Ensino de Biologia: uma experiência no ensino médio Marcos Leonardo Martins Silva, Márcia Gorette Lima da Silva ACTIO: Docência em Ciências, v. 1, p. 70, 2016 Disponível em: https://periodicos.utfpr.edu.br/actio/article/view/4745


Objetos de aprendizagem para trabalhar conceitos de cinética química por meio de resolução de problemas Geraldo Alexandre da Silva Júnior e Márcia Gorette Lima da Silva Revista Debates em Ensino de Química, v. 1, p. 82-93, 2015. Disponível em: http://www.journals.ufrpe.br/index.php/REDEQUIM/article/view/1272